Offline
Cid Gomes ironiza ao dizer que poderá usar retroescavadeira para retirar oposição que ocupam Senado
Por Agostinho Alcântara
Publicado em 06/08/2025 20:47
Politica

O senador Cid Gomes (PSB-CE) declarou, em tom de ironia, que estaria disposto a utilizar uma retroescavadeira para ajudar na desocupação do plenário do Senado Federal, atualmente ocupado por parlamentares oposicionistas ao governo petista. A afirmação foi feita após uma reunião de líderes partidários, convocada nesta terça-feira (6) pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), na tentativa de encerrar o impasse.

Desde a última segunda-feira (5), o plenário está tomado por senadores de oposição ao governo Lula. Entre eles está o cearense Eduardo Girão (Novo). O grupo exige anistia para Bolsonaro e seus apoiadores, além do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por decisões judiciais contra dezenas de pessoas, entre os quais, políticos, jornalistas, empresários e cidadãos comuns.

Em meio ao bloqueio das atividades legislativas, Cid Gomes destacou a preocupação da base governista com a possível perda de validade da Medida Provisória que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até dois salários mínimos

“Estamos diante de uma pauta que beneficia milhões de brasileiros de baixa renda. Não podemos permitir que esse tipo de protesto prejudique o andamento das votações”, afirmou o senador.

A menção à retroescavadeira remete a um episódio ocorrido em 2020, quando Cid usou o veículo para tentar furar um bloqueio de policiais militares em greve no Ceará. Na ocasião, ele foi baleado e bastante criticado.

A expectativa agora é de que novas negociações entre os líderes partidários e os senadores oposicionistas busquem uma saída institucional para o impasse, antes que medidas provisórias importantes percam a validade.

 

Comentários