A jovem Iara Vitória da Silva Castro, de 20 anos, conhecida como “Anja da Noite”, é suspeita de integrar a facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), com atuação no tráfico de drogas na região de Horizonte, no Ceará. Ela estava presa preventivamente há pouco mais de um mês, mas teve a prisão convertida em prisão domiciliar na quarta-feira (28).
A mudança foi solicitada pelo Ministério Público do Ceará, que considerou o fato de Iara ser mãe de duas crianças, de 3 e 7 anos, e não possuir antecedentes criminais. A Justiça determinou que ela seja monitorada por tornozeleira eletrônica e não pode sair de casa sem autorização judicial.
Segundo a Polícia Civil, Iara seria o “braço direito” de um homem conhecido como Igor na distribuição de drogas. As investigações apontam que ela foi “batizada” na facção por uma liderança da GDE, com dados encontrados em um celular apreendido em outra operação policial.
A defesa afirma que a acusação não envolve violência direta e que a prisão preventiva não representa antecipação de pena, já que Iara ainda não foi condenada