No maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), estão sendo realizados mais de 3 mil procedimentos em todo o Ceará. A iniciativa, que acontece por meio do Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, em parceria com a EBSERH e Santas Casas, vai ter duração até amanhã, domingo (14).
Presente no evento de pontapé inicial da ação, em Fortaleza, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a dimensão da iniciativa e a importância da parceria com o Ministério da Educação, que tem possibilitado instalações de centros de saúde universitários.
Ao todo, mais de 20 unidades filantrópicas participam do mutirão. Ministro da Educação, Camilo Santana exaltou o mutirão e ressaltou a importância de ele ser um esforço coletivo.
Estão sendo oferecidas as cirurgias bariátricas por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia. Em todo o país, mais de 61,6 mil cirurgias eletivas e exames irão acontecer neste fim de semana, em 188 hospitais. Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a iniciativa é um esforço no sentido de reduzir o tempo de espera da população por cirurgias.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, parabenizou a iniciativa desenvolvida com base na união de forças. De acordo com ele, isto aumenta a capacidade de atendimento e fortalece serviços.